6 motivos para inserir o vinho na sua alimentação diária

Não que seja um grande sacrifício, né? 

“Ao longo da história, o vinho foi a única fonte de conforto e coragem, o único remédio e anti-séptico, o único meio de que o homem dispunha para recuperar o ânimo e superar o cansaço e a tristeza”. (A História do Vinho, Hugh Johnson, Companhia das Letras)

Mas aqui vamos te dar motivos reais para encher a sua taça todos os dias:

  1. Prevenção de Doenças

Um estudo publicado pela revista científica Circulation que acompanhou 38.077 pessoas entre 40 e 75 anos por 12 anos, divulgou que a frequência do consumo de vinho tinto está diretamente relacionada à saúde cardiovascular. A dose estipulada é entre 120 e 140 ml por dia. Um grupo consumia uma ou duas doses semanais e apresentou redução de risco de 17%, enquanto o segundo grupo consumia de três a quatro doses semanais e a redução chegou a 34%. 

Uma outra pesquisa conduzida pela Universidade de Harvard concluiu que os homens que bebem em média quatro a sete taças de vinho tinto por semana têm apenas 52% de probabilidade de serem diagnosticados com câncer de próstata do que aqueles que não bebem vinho tinto.

  1. Fonte de Vitaminas

As uvas são fontes de vitaminas, como a maioria das frutas e vegetais. Mas quais delas passam para o vinho?

Complexo B

As vitaminas B1, B2, B6 e B12 são encontradas nos vinhos tintos. Elas servem para manter o bom funcionamento do organismo, auxiliar no funcionamento do sistema nervoso, proteger o organismo contra doenças, controlar o colesterol e combater os radicais livres.

Vitamina A

Antioxidante, garante a saúde dos nossos olhos (mantém uma boa visão e hidratação da superfície ocular, protege a córnea e melhora a visão noturna) e a renovação adequada das células que compõem os tecidos do nosso corpo (principalmente a pele).

Vitamina C

Ela melhora o sistema imunológico, a pele e o humor. Evita problemas oftalmológicos e derrames. Antioxidante. Aumenta a absorção do ferro dos alimentos. Produz colágeno, o que aumenta a resistência dos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos.

Sais Minerais

Potássio, cálcio, fósforo, zinco, cobre, iodo, magnésio e boro. Todos presentes no vinho. O que melhora no nosso corpo com esses sais? A função cardíaca, boa digestão, função muscular, mineralização de ossos e dentes, contração muscular, secreção hormonal, defesa do organismo, formação celular do sangue, função metabólica e de crescimento e absorção de outros minerais.

  1. Emagrecimento saudável

Em 2010, a Universidade de Harvard publicou uma pesquisa que acompanhou quase 20 mil mulheres por 13 anos, observando seu peso e seus hábitos em relação ao consumo de álcool.

As mulheres que consumiam vinho tinto de leve a moderadamente apresentaram um risco menor de desenvolver sobrepeso ou se tornarem obesas do que as que não ingeriram nenhuma bebida, ou as que consumiam cerveja, licor ou vinho branco. O ácido elágico, que está na casca das uvas tintas, destrói as células de gordura no início do desenvolvimento, o que ajuda as pessoas com sobrepeso a queimar gordura do fígado, segundo uma pesquisa publicada em 2015 pelo Journal of Nutritional Biochemistry.

  1. Liberação de endorfina

O consumo de álcool leva à liberação de endorfinas em áreas do cérebro que produzem sensações de prazer e recompensa, de acordo com um estudo publicado em 2012 e conduzido por pesquisadores da Ernest Gallo Clinic e do Centro de Pesquisa da Universidade da Califórnia (UCSF). A endorfina tem ação analgésica potente e quando é liberada, estimula a sensação de bem-estar, conforto, relaxamento, melhor estado de humor e alegria.

  1. Prevenção de depressão e transtorno de ansiedade

Um estudo feito pela Universidade de Buffalo em 2019 descobriu que o resveratrol, das sementes e cascas de uva tinta, é capaz de bloquear uma enzima causadora da depressão e da ansiedade. Uma taça de vinho tinto por dia é o suficiente. 

  1. Melhora do desempenho cerebral

Um estudo feita na Noruega em 2009 com 2013 idosos entre 70 e 74 anos observou que pessoas que consomem vinho, chocolate e chá apresentam melhores pontuações em testes cognitivos. Uma dose de 100 ml de vinho, a mesma quantidade de chá e 10 g de chocolates foram dados aos voluntários diariamente. O vinho tinto foi quem obteve melhor resultado, seguido do chá. O chocolate obteve o resultado menos expressivo. Os testes cognitivos são avaliações do conhecimento, memória, percepção, juízo e raciocínio humano. Geralmente são realizados para pesquisas sobre filosofia da mente e psicologia, e para determinação da inteligência humana.

É importante lembrar que estamos falando de consumo moderado de vinho.

Um estilo de vida saudável inclui manter-se hidratado, dormir bem, praticar exercícios físicos regulares e comer equilibradamente. O vinho aqui entra como um aliado.

Não deixe para consumir vinho apenas em ocasiões especiais. Todo dia é dia de vinho. 

Veja Também

VINHO QUINADO, REMÉDIO OU APERITIVO?

Envelhecer com saúde e com vinho

2 receitas fáceis de drinks com vinho tinto

Como o solo influencia a produção de vinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *