Como o solo influencia a produção de vinho

A função do solo é a de sustentar as plantas sobre si e nutri-las, em um ambiente aberto.

Na vitivinicultura, além da nutrição e da sustentação, o solo também é responsável pela absorção da luz e do calor do sol, tornando-os energia para a videira que está à sombra.

Mas o solo não é apenas a camada mais superficial da Terra. Ele é o substrato terrestre que contém matérias orgânicas (como sais minerais, rochas decompostas e seres vivos) e nutrientes indispensáveis para qualquer plantio.

Os nutrientes e seu papel na produção de vinho

Do solo, pode-se extrair diversos componentes, nutrientes essenciais para as vinhas. 

Cálcio

O cálcio é um macronutriente muito importante para o desenvolvimento das plantas. Ele ajuda a neutralizar os níveis de pH do solo. Também atua reduzindo a acidez do solo e diminuindo a toxidez do alumínio, cobre e manganês.

Ferro

O ferro é um micronutriente essencial para a fotossíntese e que constitui 5% da crosta terrestre. Ele é ativador de enzimas, exerce influência na fixação do nitrogênio e atua no desenvolvimento de troncos e raízes.

Magnésio

O magnésio, é um macronutriente muito importante para o desenvolvimento das plantas. Ele é encontrado no solo sob diversas formas. É um componente importante da clorofila, além de ativar as enzimas, trabalhar no metabolismo do nitrogênio e contribuir para a absorção de fósforo.

Potássio

O potássio é um macronutriente considerado o mais abundante na planta. Sua principal forma de absorção é pelas raízes. Ele atua na fotossíntese, promove a absorção de água, transporta nutrientes na planta, auxilia no metabolismo da videira, aumenta a resistência às secas, baixas temperaturas, pragas e moléstias e incrementa o teor de vitamina C e possibilita períodos maiores de armazenamento das uvas.

Boro

O boro é um micronutriente que age na alocação de açúcares e metabolismo, no florescimento, no processo de frutificação e na absorção de água. Ele pode ser absorvido tanto pelas raízes como pelas folhas. As vinhas estão entre as plantas que mais sofrem com a deficiência de boro.

Nitrogênio

O nitrogênio é o nutriente responsável pelo crescimento das plantas e produção de novas células e tecidos. Ele promove a formação de clorofila e colabora na síntese da proteína.

Os tipos de solos para a produção de vinho

Há vários tipos de solo com cultivos de vinhas, entre eles o aluvial, arenoso, argiloso, calcário, cascalho, granítico, rochoso, sílex, terra rossa, vulcânico e xistoso.

Mas no geral, o solo deve ser permeável; com subsolo profundo e baixa fertilidade ao mesmo tempo, para que as reações químicas sejam equilibradas, sem alcalinidade ou acidez excessivas; deve ter uma textura fina, com abundância de pedras. 

Cada solo transfere características diferentes às bebidas produzidas nele. 

Euclides Penedo Borges, enófilo e diretor da ABS Rio (Associação Brasileira de Sommeliers) divide os solos em 4 tipos de terrenos no livro 110 curiosidades sobre o mundo dos vinhos (Mauad Editora):

  • Solos planos, profundos e férteis: há grande produção de frutos, geram vinhos com baixo teor alcoólico e de difícil conservação.
  • Solos ligeiramente inclinados de terra forte (areia ou argila): produz vinhos de qualidade, com teor alcoólico de médio para baixo.
  • Solos inclinados contendo sílica, calcário, argila e areia grossa, com subsolo profundo: vinhos de boa qualidade, com teor alcoólico de médio a elevado.
  • Solos fortemente inclinados, com com seixos, argila e calcário, profundos e pobres: a colheita é menos abundante, porém os vinhos são de altíssima qualidade e elevado teor alcoólico.

O solo tem grande influência sobre o vinho que servimos na nossa taça, mas ele não é o único responsável. A intervenção humana, o tipo de uva, o clima, a incidência de luz e a água também são elementos cruciais no resultado final.

Veja Também

VINHO QUINADO, REMÉDIO OU APERITIVO?

Envelhecer com saúde e com vinho

2 receitas fáceis de drinks com vinho tinto

6 motivos para inserir o vinho na sua alimentação diária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *