Quando e por que decantar um vinho

Decantação é o processo que separa misturas heterogêneas e insolúveis. A diferença de densidade faz com que uma parte da mistura -a mais densa- se deposite no fundo. 

No caso do vinho, a decantação é transferir o líquido da garrafa para outro recipiente -o decanter-, com o objetivo de separá-lo das partículas sólidas. 

O decanter é uma espécie de jarra de vidro ou cristal incolor, com a boca grande o suficiente para que haja troca entre oxigênio e o líquido.

Mas você sabe como e por que decantar um vinho?

Por que decantar um vinho?

“Há duas razões práticas para se decantar o vinho. Uma é separar o vinho de depósitos que se formaram na garrafa durante a maturação; a outra é aerar o vinho, ou deixá-lo ‘respirar’. Isso auxilia a evolução do buquê e do sabor.” Le Cordon Bleu: vinhos

Separar o líquido dos sedimentos

No primeiro caso, utilizamos o decanter para separar o líquido dos sedimentos formados nos vinhos, principalmente os mais maduros ou não filtrados. Esses sedimentos nada mais são do que a redução dos taninos e do álcool. Não decantado, a bebida pode ficar com gosto ligeiramente amargo, textura áspera e aspecto turvo.

Aerar o vinho

No segundo caso, o decanter funciona como um aerador, expondo de maneira controlada o líquido ao oxigênio, para potencializar os aromas, suavizar os taninos e liberar as moléculas de álcool. Durante o processo, as notas de madeira tendem a ser amenizadas, o que acaba por harmonizar sabores e aromas com maiores complexidades.

Quando decantar um vinho?

Nós já vimos os dois principais motivos para decantar o vinho, então deduzimos que nem todo vinho deve ser decantado. Na verdade, a maioria não precisa.

Espumantes e champagnes, vinhos brancos e rosés em geral não devem ser decantados. Vinhos simples para consumo imediato não precisam ser decantados. Vinhos tintos jovens e encorpados são decantados para liberação de aromas. Vinhos tintos antigos, de alta classe, não filtrados ou com passagem por madeira devem ser decantados. Os Bordeaux, Rhônes, Barolos, Borgonhas e do Porto são muito beneficiados pela decantação, entre outros.

Mas cuidado, os rótulos muito antigos, com décadas de guarda, precisam de atenção redobrada durante o processo, pois o processo de oxidação será muito acentuado nestes vinhos.

A decantação precisa ser feita no máximo horas antes da bebida ser degustada.

Lembre-se: Nunca guarde o vinho em um decanter – a bebida se deteriora se passar do tempo necessário. Na dúvida, menos é mais.

Veja Também

VINHO QUINADO, REMÉDIO OU APERITIVO?

Envelhecer com saúde e com vinho

2 receitas fáceis de drinks com vinho tinto

6 motivos para inserir o vinho na sua alimentação diária

1 thought on “Quando e por que decantar um vinho”

  1. Attractive portion of content. I simply stumbled upon your blog and
    in accession capital to claim that I get actually enjoyed account your blog posts.
    Anyway I’ll be subscribing on your feeds and even I
    fulfillment you access constantly fast.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *