VINHO QUINADO, REMÉDIO OU APERITIVO?

O vinho quinado tem uma origem histórica interessante, que remonta ao século XVIII. Naquela época, os marinheiros britânicos que viajavam para as colônias na Índia sofriam com a malária, uma doença transmitida por mosquitos que era endêmica na região. Descobriu-se que o quinino, um composto natural encontrado na casca da árvore quina, era eficaz no tratamento da malária.

Os marinheiros britânicos começaram a levar o quinino em pó para a Índia, misturando-o com água e açúcar para torná-lo mais palatável. Mas a mistura era muito amarga, então adicionaram-lhe gin e limão para criar o Gin Tônica, uma bebida que se tornou popular entre os britânicos na Índia.

No início do século XIX, a moda do quinino e do gin Tônica chegou a Portugal, e foi introduzida na região do Douro pelos britânicos que trabalhavam na indústria do Vinho do Porto. Os produtores de vinho do Porto perceberam que o quinino poderia ser adicionado ao vinho para criar uma bebida única, que combinava as propriedades medicinais do quinino com a riqueza e complexidade do Vinho do Porto.

Foi assim que surgiu o vinho do Porto quinado, que se tornou uma especialidade da região do Douro. A Casa Ramos Pinto, fundada em 1880, foi uma das primeiras a produzir o Vinho do Porto quinado em larga escala, tornando-se uma referência na produção deste estilo de vinho.

O Quinado Adriano Ramos Pinto é um vinho tipo Porto envelhecido em carvalho francês por 03 anos.  O Adriano Ramos Pinto Quinado tem um sabor doce e complexo, com notas de frutas vermelhas, especiarias e chocolate. O extrato de quinino confere ao vinho um sabor amargo e refrescante, equilibrando a doçura do vinho. Na boca, o vinho é macio e suave, com um final longo e agradável.

O Adriano Ramos Pinto Quinado é um vinho versátil, que pode ser apreciado sozinho, como aperitivo, ou como acompanhamento de sobremesas. Ele harmoniza bem com tortas de frutas, bolos de chocolate, queijos azuis e sobremesas à base de café.

Premiações:  já ganhou diversas premiações em concursos de vinhos, incluindo a medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas em 2015 e a medalha de prata no Decanter World Wine Awards em 2016.

Hoje em dia, o vinho do Porto quinado é um produto exclusivo e apreciado em todo o mundo, representando a história e a tradição da região do Douro. A adição de quinino confere-lhe um sabor e aroma únicos, tornando-o uma escolha popular para cocktails e aperitivos, bem como uma bebida elegante e sofisticada por si só.

Clique aqui e adquira já a sua garrafa.

Veja Também

ESPUMANTE MULLER – THURGAU

Celebre o Malbec Day: a uva tinta que se tornou uma das mais apreciadas do mundo.

Harmonize sua Semana Santa com o Vinho Gazzaro Chardonnay da Adega Almeida!

Descubra o Vinho Macerao Orange da Adega Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *